Energia Termosolar de Concentração

Energia Termosolar de Concentração

É uma tecnologia que tem hoje vários processos distintos, mas que na maioria dos casos concorrem todos para o mesmo fim: aproveitar a energia solar para gerar e introduzir vapor sobreaquecido numa turbina a vapor, gerando assim energia eléctrica. É uma tecnologia ainda muito cara, cujos preços de venda à rede tem necessariamente de ser subsidiados pelas políticas nacionais dos países que optaram por a acolher e desenvolver.

Sendo muito elevado o seu investimento, a produção através deste tipo de tecnologia não seria razoável se somente ocorresse em períodos diurnos, pois nesse caso haveria outras tecnologias que globalmente o conseguiriam fazer mais barato. Como tal, assistiu-se a um rápido desenvolvimento tecnológico destas centrais de maneira a poderem igualmente produzir estavelmente energia de noite, seja por acumulação de calor durante o dia em grandes reservatórios de sais de calor específico elevado, seja através da hibridação com biomassa, pela qual o calor em períodos nocturnos provém não de calor acumulado durante o dia, mas da queima de biomassa em uma caldeira adaptada.

Existem outras tecnologias de concentração baseadas em motores sterling, mas estas com uma reduzida cota de mercado.

Tem alguma questão?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que gostasse de colocar sobre a tecnologia termosolar de concentração, não hesite em contactar a nossa equipa.

Pergunte aqui

Áreas de Actividade

Tecnologias