Energia Fotovoltaica

Energia Fotovoltaica

É a forma de geração de energia eléctrica renovável mais amplamente difundida sobretudo pela grande facilidade de adaptação da sua dimensão e forma ao local onde se pretende instalá-la. Por isso, é igualmente a forma mais popular de geração distribuída de energia a pequena escala. Os painéis fotovoltaicos produzem a energia eléctrica em corrente contínua, pelo que a sua conversão para a maioria das aplicações tem de passar pela sua conversão a corrente alterna. Essa conversão faz-se através de um equipamento específico de electrónica de potência, denominado de “inversor”.

Esta tecnologia tem vindo ao longo dos últimos anos a beneficiar de alguns avanços tecnológicos nos materiais que vai utilizando como base de fabrico dos painéis, mas o silício ainda continua a ser o material de base mais comum, para o fabrico dos painéis da classe de policristalinos e monocristalinos. Contudo, outros materiais construtivos de base começam a emergir, como o telureto de cádmio, para o fabrico dos chamados painéis de película fina.

Em termos de custo, a massificação de produção em grande produtores asiáticos como a China, tem vindo a permitir a sua redução, esperando-se que a continuar esta tendência, consiga em poucos anos competir economicamente com as formas tradicionais de gerar energia eléctrica (grandes centrais hídricas, ou grandes centrais térmicas a carvão ou de ciclo combinado a gás natural).

A eficiência normal de conversão de painéis fotovoltaicos, de energia solar em energia eléctrica rondará os 15% na maioria dos painéis de mercado, mas alguns avanços recentes provaram ser possível alcançar os 20%.

Tem alguma questão?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que gostasse de colocar sobre a tecnologia fotovoltaica, não hesite em contactar a nossa equipa.

Pergunte aqui

Áreas de Actividade

Tecnologias