Energia Eólica

Energia Eólica

É a par com o fotovoltaico a forma mais difundida de produção de energia eléctrica renovável. Tem vindo nos últimos anos a beneficiar de alguma redução no seu custo de instalação, mais por efeito de escala, ou seja por via do aumento da potência que cada torre eólica pode debitar, há alguns anos de apenas algumas centenas de KW, mas hoje de vários MW, do que por via de optimizações tecnológicas.

Contudo, tecnologicamente tem-se assistido a um fabrico de turbinas eólicas com sucessivamente menor velocidade de funcionamento, importante em termos de ruído emitido (este é função da diferença entre a velocidade das torres e da velocidade do vento), e em termos ambientais sobretudo quando este tipo de tecnologia está instalado em rotas de migração de aves. Como a potência eléctrica a extrair de uma turbina eólica é função do cubo do seu diâmetro, necessita para ser suficientemente rentável, de ser instalada em locais com elevado potencial eólico, normalmente somente disponível em pontos muito elevados ou junto à costa. Para além disso, o seu custo específico elevado, a par de alguma incomodidade estética, não a torna uma tecnologia popular em meios urbanos, sendo que a tendência é a sua instalação em grandes parques eólicos, em locais com o maior potencial eólico disponível.

Tem alguma questão?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que gostasse de colocar sobre a tecnologia eólica, não hesite em contactar a nossa equipa.

Pergunte aqui

Áreas de Actividade

Tecnologias