Biomassa

Biomassa

É uma tecnologia cuja forma tradicional de conversão em energia eléctrica passa pela queima de biomassa em centrais térmicas constituídas por caldeira de biomassa (de grelha ou de leito fluidizado) para geração de vapor sobreaquecido, turbina a vapor acoplada a gerador eléctrico, e condensador. Como o investimento específico neste tipo de centrais aumenta muito consideravelmente á medida que se desce de dimensão, a tendência actual é a de apenas aceitar ser esta tecnologia suficientemente rentável a partir de uma dimensão de central correspondente a uma produção mínima de 5 a 10 MW eléctricos, se bem que haja ainda em operação diversos casos de centrais com dimensões menores. De uma forma ou de outra, continua a ser uma tecnologia que para ser possível de implementar, necessita que as políticas nacionais de cada pais subvencionem adequadamente o preço de venda de energia eléctrica à rede.

Em relação às outras formas de geração de energia eléctrica a partir de renováveis, apresenta a grande vantagem de a sua energia ser “gestionável”, ou seja pode trabalhar praticamente todo ao ano, livre de condicionalismos naturais (Sol, vento, ondas, pluviosidade), garantindo assim um débito constante de potência à rede.

Este tipo de centrais pode ainda ser modificado para desviar parte do vapor gerado para alimentar processos industriais paralelos consumidores de energia térmica, e nesse caso estar-se-á perante um conceito de cogeração. Nestes casos a energia eléctrica produzida diminui, mas normalmente o aumento alcançado na produção de energia térmica é superior pelo que o processo passa a ser globalmente mais eficiente e amigo do ambiente.

Para além dos ciclos de Rankine, tem vindo a ganhar espaço a tecnologia da gasificação para a produção de um syngas, o qual depois de limpo e arrefecido, é queimado em motores de combustão interna para produção de electricidade. Nestes casos, o calor de escape dos motores pode também ser aproveitado, convertendo as centrais de gasificação para o funcionamento em cogeração

Tem alguma questão?

Caso tenha alguma dúvida ou questão que gostasse de colocar sobre a tecnologia de biomassa, não hesite em contactar a nossa equipa.

Pergunte aqui

Áreas de Actividade

Tecnologias